sexta-feira, 29 de julho de 2011

Amor em Preto e Branco

Gostei dessa foto.. 
Mãe Oxum e as velas..
Tudo em Preto e Branco..
Mesmo o amor sendo "de" e "em" todas as cores.


Mamãe Oxum

Quando entro na cachoeira minhas lágrimas irão rolar, deixar sair o meu pranto para que toda a minha dor Mamãe Oxum possa levar.
Leva Mamãe as minhas mágoas, sofrimentos, tristezas, angústias e decepções que estão sufocando o meu peito, me faltando o ar.
Na corredeira de suas águas doces e límpidas, leva para bem longe e transforme em gotas de ouro o meu sofrer em paz.
No meu coração Mamãe sele e cicatrize todas as feridas da minha alma. Energize meu espírito imortal, traga acalanto para meu corpo, abençoe Senhora do Amor e proteja com seu manto minha coroa divina e meus pensamentos.
Que seu mistério vivo e mineral Mamãe serena, faça com que eu me torne uma pessoa mais compreensiva, serena, dedicada, pura, esperançosa, alegre e digna de poder receber sua misericórdia de amor todos os dias. Peço que eu possa aprender a te contemplar em sua beleza eterna e doce.
Mamãe, mamãezinha, mãe de todas as mães renove meus pensamentos, abra as gavetas da minha mente, purificando, perfumando e derramando seu bálsamo sagrado.
Divina Mamãe Oxum me torne alegre e que eu tenha prazer em viver.
Que eu possa compreender a dádiva da vida, onde por puro e esplendoroso amor, Pai Olorum me criou em um momento único e especial, como uma pequenina estrelinha de luz e entregou-me em seus braços supremos de amor.
Ora ie ie o Mamãe Oxum
Que assim seja!



Essa oração eu sei que saiu no Jornal da Umbanda Sagrada no mês de outubro de 2010, porém já chegou em minhas mãos sem os devidos créditos ao autor. Caso alguém saiba por favor me comunique que eu venho aqui alterar. A foto é de minha autoria mesmo, essa é "minha" Mamãe Oxum que fica em meu altarzinho..  digo "minha" porque por mais que ali esteja retratada uma imagem que eu posso pegar e levar pra qualquer lugar ou que pode cair e se quebrar a qualquer momento, a Divindade a quem essa imagem representa é infinita, pois é o próprio amor de Pai Olorum exteriorizado. Então nesse caso a Mamãe Oxum não é "minha" e sim eu sou Dela!! Todos somos!!!
E por isso agradeço ao Divino Criador sempre!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Para refletir --> Sobre o futuro

(...) - O futuro me preocupa, Sol-da-Manhã. Porque não consigo saber o futuro, ele me preocupa.

- Não se preocupe com o futuro, Pajé Branco. Se fosse possível saber o futuro, para que o presente? A vida não teria prazer. Um guerreiro, se soubesse que vai morrer na batalha, não iria guerrear com seus inimigos; o caçador, se soubesse que nada vai conseguir, não iria à caça; e assim por diante. Ninguém faria nada, todos saberiam o que ia acontecer e a vida perderia o encanto. (...)


Livro --> O Cavaleiro da Estrela Guia - Rubens Saraceni - página 119


Para refletir ---> Sobre o passado

(...) - Nós não ligamos muito para o passado, pois se ele foi bom e o dia de hoje não o é, sofremos pelo que perdemos. Assim, o hoje nunca poderá ser bom. Se o passado foi ruim, procuramos esquecê-lo, para que não faça parte do presente quando já é passado, e o hoje também não será bom. Não é verdade? Guarde um lugar na sua mente para o passado, mas nunca toda a sua mente para o passado, senão nunca viverá o hoje, que será sempre o ontem, meu filho.(...) 


Livro --> O Cavaleiro da Estrela Guia - Rubens Saraceni - página 32


Morte

Meu gatinho Jerry morreu atropelado, sábado a noite, bem em frente de casa.
Foi muito triste ver ele ali, estirado no asfalto, com seu irmão Tom ao lado miando e cutucando ele com a pata, minha tristeza ao vê-lo foi tão grande, que preencheu todo o meu coração e acabou "vazando" pelos olhos, sim eu chorei e choro com qualquer animal de estimação meu que venha a morrer. Sei que isso na maioria das vezes é motivo de piadas entre as outras pessoas, alguém sentir pela morte de um animal, mas eu não ligo, pois se tem uma coisa que eu não faço nessa vida é amar pouco, quando amo é pra valer, não importa se é "gente ou bicho". Não sei amar pela metade.
Depois de recolher o bichano do asfalto, fui fazer uma oração ao Pai Omulu pedindo por ele e com isso acabei refletindo sobre os vários aspectos da morte em nossas vidas. 
Morte que pode significar realmente o desencarne, fim da vida física; se formos procurar no dicionário a palavra "morte" encontraremos vários significados, porém faltou um aspecto e foi em cima desse que ocorreu essa minha reflexão. Morte pra mim também significa transmutação, mudança; algo que acaba "morrendo" para dar lugar a outra coisa: situações, sentimentos, etc., e esse aspecto na minha religião é atributo do Pai Omulu, que atua constantemente em nossas vidas, tanto na morte física quanto na transmutação interna (além de outras coisas também).
Por isso aproveitei e pedi pela "morte" de tudo o que não é necessário, útil ou permitido em minha vida, pedi por transmutação de sentimentos, situações, idéias, etc. E pedi para que Pai Omulu se mantivesse sempre em minha vida, me amparando e me trazendo a sustentação necessária em seu Sentido Divino no meu dia-a-dia.
Gosto de me ajoelhar em frente as Divindades e abrir meu coração, pois, além de ser um exercício de fé e comunicação, sei que sou ouvida e atendida conforme a minha necessidade e meu merecimento, sem contar que a paz que sinto depois não tem nem como descrever, de tão maravilhosa que é.
A tristeza em relação ao meu gatinho ainda continua aqui no meu coração, mas sei que até essa tristeza vai ser transmutada e se transformará somente em lembranças e saudades.


A morte

A morte vem de longe 
Do fundo dos céus 
Vem para os meus olhos 
Virá para os teus 
Desce das estrelas 
Das brancas estrelas 
As loucas estrelas 
Trânsfugas de Deus 
Chega impressentida 
Nunca inesperada 
Ela que é na vida 
A grande esperada! 
A desesperada 
Do amor fratricida 
Dos homens, ai! dos homens 
Que matam a morte 
Por medo da vida.



Namorados no Mirante - Vinicius de Moraes

Namorados no Mirante - Vinicius de Moraes

Eles eram mais antigos que o silêncio 
A perscrutar-se intimamente os sonhos 
Tal como duas súbitas estátuas 
Em que apenas o olhar restasse humano. 
Qualquer toque, por certo, desfaria 
Os seus corpos sem tempo em pura cinza. 
Remontavam às origens - a realidade 
Neles se fez, de substância, imagem. 
Dela a face era fria, a que o desejo 
Como um hictus, houvesse adormecido 
Dele apenas restava o eterno grito 
Da espécie - tudo mais tinha morrido. 
Caíam lentamente na voragem 
Como duas estrelas que gravitam 
Juntas para, depois, num grande abraço 
Rolarem pelo espaço e se perderem 
Transformadas no magma incandescente 
Que milênios mais tarde explode em amor 
E da matéria reproduz o tempo 
Nas galáxias da vida no infinito. 

Eles eram mais antigos que o silêncio... 


terça-feira, 19 de julho de 2011

Simplesmente Fotografia

Para amenizar o post anterior que ficou meio punk, eis aqui umas fotinhas que gosto.

Flor-de-Maio

Exuberância de cor

Kalanchoe explosão de flores e vida

Borboleta na Orquidea

Eu e Tom, Tom e eu

Pôr-do-Sol


Filme - O Retrato de Dorian Gray

Ontem eu assisti um filme do qual eu só tinha ouvido falar, meio por cima, do livro. É a história de um jovem que tem sua imagem retratada numa pintura com tal perfeição, que ele acaba vendendo sua alma para poder se manter sempre jovem e ao invés dele envelhecer, quem acaba envelhecendo é a imagem no quadro.
Tá, não posso dizer muito sobre o filme porque nunca li o livro, mas o que me chamou a atenção ao ponto de fazer com que eu viesse postar aqui hoje, foi a profundidade da história em questões de moral e boa conduta, porque não era em si o envelhecimento dos anos que o quadro retratava e sim o "apodrecimento" da alma do rapaz, e por isso, o que vou falar agora é somente a minha opinião sob uma ótica muito pessoal.
Vou fazer um resuminho do filme para que entendam o meu ponto de vista. 
--> Dorian Gray é lindo, rico e jovem e acaba se deslumbrando pela vida de tal forma que perde toda a noção de moralidade que existe, no filme o que dá a entender é que ele foi influenciado pelo amigo mais velho o qual sempre quis ser como Dorian mas nunca teve coragem. O rapaz chega a se apaixonar, mas acaba sendo influenciado a largar da noiva e ela acaba cometendo o suicídio, nisso o que já estava torto, entorta de vez e Dorian ao invés de deixar com que a bondade inicial dele se manifeste, acaba se entregando de vez ao sexo devasso, bestificado, drogas, intrigas, bebidas, mentiras, assassinato e uma série de corrupções sem fim. Acontece mais coisas porém isso não vem ao caso, minha intenção não é contar o filme em si. 
Foi intrigante a maneira como retrataram a deterioração da alma dele através do retrato, conforme ele ia se afundando, sua imagem não ia envelhecendo da maneira comum, rugas e cabelos brancos, ao invés disso ele ia apodrecendo.. saiam vermes da pintura, apareciam feridas purulentas em sua pele e pela descrição do próprio Dorian depois, o quadro fedia !!! Era nojento, asqueroso ao extremo e ao mesmo tempo muito familiar tudo aquilo, digo familiar porque identifiquei ali naquele filme as aulas que já tivemos no Núcleo e também o que já li nos livros do Rubens Saraceni, onde ele descreve os seres que habitam as esferas negativas, espíritos que "caíram" por terem levado uma vida assim, igual a desse rapaz do filme, ou até pior.
Claro que minha cabeça não consegue (graças ao céus) imaginar a aparência dos seres que lá habitam, porém não preciso ter essa visão pra saber que certamente lá não é um lugar bacana pra se estar né? Bem, uma coisa ficou martelando em minha cabeça, o rapaz começa o filme como uma pessoa boa e acaba totalmente desvirtuado e aí entra a pergunta, "mas ele não teria salvação?" Claro que sim, todo mundo tem salvação, basta querer, tudo nessa vida tem um preço ao cair e ao levantar. Vou comparar essa situação com a água limpa que acabou ficando poluída totalmente, essa água precisaria passar por todo um processo de tratamento para ser purificada e estar cristalina novamente, o mesmo acontece conosco. Processo de purificação: esgotamento de todos os vícios adquiridos, mudança de conduta, etc., e no caso do Dorian, caramba.. nem quero pensar no tipo de "processo de tratamento de água" ele teria que passar pra estar cristalino novamente.
Cheguei a conclusão que realmente, cada um escolhe o caminho que quer seguir nessa vida, somos todos responsáveis por nossos atos e atitudes, decisões e escolhas pois temos o livre-arbítrio, mas temos também a lei da semeadura certo? "Semear é opcional, mas uma vez semeado a colheita é obrigatória". Estou falando sobre erros conscientes, pois desde o começo Dorian sabia que era errado, agora só resta colher o que plantou. 
Dou graças a Deus por Sua Lei ser rígida e precisa, pois com isso dá pra manter a esperança de que as coisas vão acabar dando certo, mesmo que demore milênios ou seja em outra realidade, mas que vão dar certo, isso vai !!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jardinagem.. uma odisséia no universo das minhocas..

Como boa taurina que sou amo plantas e flores; e hoje resolvi mexer com a terra avulsa que está em meu quintal. Digo avulsa porque o quintal é todo cimentado e a terra que tem está por cima do cimento, ou seja, um jardim falso, só que não é de hoje que esse "jardim" está me incomodando e resolvi por fim nele.. até mesmo porque meu lado cigano me pede por plantas e flores móveis que dê para carregar estrada a fora..rss. Então lá fui eu botar a mão na massa e passar horas tranquilas fazendo algo de que gosto muito, quer dizer, não tão tranquilas assim e vou explicar o porque.
Adoro mexer com terra mas tem uma coisa que me deixa na defensiva: minhocas!! Tudo bem, podem rir, eu sei que é engraçado alguém ter um certo receio de minhocas (não é medo), mas não consigo evitar.. a verdade é que minhocas me assustam. É um bichinho muito estranho que fica naquela inércia comendo terra numa felicidade total aí de repente ela muda de humor ou baixa a morena no tchan nelas e elas começam a pular e rebolar que nem umas loucas insandecidas!! Cara.. isso é de assustar!! Eu nunca sei o que esperar de uma minhoca, não mesmo.
Só sei que ao começar a pegar a terra pra por no balde eu descobri um universo inteiro de minhocas, ali tinha se transformado num verdadeiro minhocário, minhocas de todos os tamanhos e rebolados.. ai ai ai.. passei o tempo todo numa ginástica aeróbica: mexe na terra e pula de susto, mexe na terra e pula de susto... ahh o que é isso minha gente??? Quem consegue ser feliz assim? Quase desisti de mexer com as plantas, mas resolvi encarar meus receios (não é medo mesmo tá?) de frente e ir até o final, mas, quem me conhece pessoalmente sabe que sou uma pessoa um tanto quanto desastrada e meio que sem coordenação motora.
Pois bem, eis que eu, em um certo momento do "pega terra do saco, coloca no balde, pega terra do saco, coloca no balde" onde acabamos por fazer mecanicamente as coisas e com isso a cabeça vai longe... acabei pegando terra demais naquela pázinha ridiculamente pequena e uma minhoca roçou levemente em minha mão, putaqueopariu que susto que levei!!!! Joguei pá, terra, minhoca tudo pro alto.. e a fiadamãe da minhoca acabou caindo em MIM!!!! Acabei me juntando a elas no grupo de axé rebolador de tanto que eu pulava e rebolava pra tirar aquele ser asqueroso de cima de mim, acho até que daria pra usar como coreografia pro pessoal dançar na praia.
Consegui me livrar da dita cuja e meu coração estava mais acelerado que o carro do Batman, gente que situação tensa viu, voltei a fazer porcaria da jardinagem com uma atenção que dava até orgulho de se ver. Bem, tarefa terminada, vou colocar as fotos aqui pra verem. Ainda quero fazer mais coisa, mas pra essa segunda etapa eu preciso de vasos grandes, aí sim vai ficar bacana do jeito que gosto..

Olha só o tanto de minhocas, isso é um décimo do que tinha, a terra parecia respirar porque mexia sozinha..

E as danadas eram grandes hein???

No meio da arrumação

Café é meu combustível..rsss

Em breve essa terra toda vai sair daí.. por enquanto só replantei essas flores e tirei as kalanchoes dos tijolos.

Olha que lindo que ficou?? tudo arrumadinho e bem cuidado???

Lavadinho e sem terra no chão.

As flores até agradeceram o trato..rss

A flor-de-maio em breve vai florir.

Meu próximo alvo é esse canto aqui, já to com um projeto bacana na cabeça, vai ficar lindo

Pedra e Bromélia de Pai Xangô

Agora é só arrumar uns vasos grandes e vou ter como brincar na terra de novo..rss Aí vai ficar do meu jeito.. preciso dar uma mudada no ambiente pra renovar energias, tanto as da casa quanto as minhas né? Replantei minha orquídea bambu numa caixa com borboletas, ficou bacana também, essa espécie de orquídea chega a medir uns 2 metros de altura, ela é linda!!!
Boas idéias eu tenho, só me falta material agora.. mas aos poucos vou fazendo e vou colocando fotos aqui. 
Só espero não entrar mais no universo das minhocas kkkkkkk